• (047) 3367-2541

Artigos do Nosso Blog

~ Acompanhe nossos artigos periodicamente

Ensine seu filho a pedalar

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Chegou a hora de ensinar seu filho a pedalar, contudo, logo pensamos por onde devemos começar? Qual bicicleta comprar?  Posso utilizar rodinhas? E aquela bicicleta sem pedal? Eu conseguirei guiá-lo corretamente? O que fazer, quando meu filho cair no momento do aprendizado? Causará traumas? Várias perguntas vão rondar sua cabeça, porém acalme-se, você não está sozinho, pois muitos pais passam pelo mesmo dilema.

Todos nós, um dia, já passamos por isto, até criamos traumas que não queremos repassar aos nossos filhos. No meu caso, não foi confortável aprender a pedalar, porque estava tendo aulas em um local movimentado, tipo uma praça, e neste exato dia estava repleta de pessoas, havia até um jogo local. Achava eu, que estava flutuando, confiando nas mãos de quem me guiava e segurava o banco, a bicicleta estava sem rodinhas, eu consegui navegar por segundos, e quando senti que nada me firmava, levei uma grande queda, e acompanhada deste tombo recebi vaias, e um vendaval de risadas. Resultado: fiquei extremamente traumatizada, e somente consegui pegar em uma bicicleta anos depois. Cenas que nunca caíram no meu esquecimento. (Risos) 

Quantas memórias, porém quem nunca caiu ao aprender a andar de bicicleta sem as benditas rodinhas?

Mas será que seus filhos precisam passar por estes traumas também?

Acredito que não, desta forma, devemos saber por onde começar e como iniciar a caminhada, nada é tão difícil quanto parece, apenas teremos que criar roteiros e estratégias, para deixar o aprendizado facilitado e coerente. Afinal, experiência para isso, nós temos de sobra.

Quando a criança está pedalando sozinha, ela sente uma brisa prazerosa de liberdade, aquela sensação de independência, para elas, indescritível. Além de tudo isso, lembramos ainda, da prática de um exercício físico por manter o corpo em movimento, aumentando o equilíbrio e a coordenação motora.

No começo deve-se sentir a bicicleta, ensinar a criança a equilibrar-se. Neste caso, entram as bicicletas sem pedal, que trabalham o equilíbrio dinâmico e estático, porque as crianças até 7 anos de idade (fase do desenvolvimento) precisam criar confiança, e uma bicicleta com o banco baixo ao ponto de encostar os pés no chão, proporciona segurança, provoca menos tombos, e os pés livres auxiliam o impulso, raciocínio e amplitude de movimentos. Existem vários modelos no mercado, basta pesquisar e verificar qual adequa-se melhor ao seu filho.

Aprender a andar de bicicleta nunca será esquecido, pois é uma conquista inesquecível para todos nós. Dá um orgulho!


© 2019 Bicicletaria Aquarios. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Gamboa Web